Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Santificado seja o nome do Senhor

Visualizemos estes dois desenhos: Um coração com uma cadeira no centro e nele assentado o ‘Eu’. Outro coração com a Cruz no centro. No primeiro desenho, a pessoa é dona de si. Este tipo de pessoa é descrita em textos como Isaías 5.6 e Romanos 3.10,11.

Sobre o coração com a Cruz no centro, Jesus é o dono de tal pessoa. Como seria uma pessoa assim? Boa? Santa? Quanto? Jesus ensina que esta pessoa entra num processo de santificação (João 17.17,19) e recebe Vida (João 5.40). Assim, tornar-nos santos é tornar-nos vivos.

Esta proposta de Jesus é possível? Como posso ser santificado? Jesus nos ensina ir à Palavra. Ir à Ele, à Escritura.
Filipenses 3.12-21

O texto de Filipenses descreve a proposta de Jesus, assim: alcancemos a PERFEIÇÃO, este é o alvo em Cristo Jesus.

LEGALISTA: O primeiro coração toma tal proposta e organiza as próprias leis. Ele também ora ‘Santificado seja o nome do Senhor’. Por vezes utiliza as Escrituras, mas quem manda é a pessoa. Assim, se ficar casado está insuportável, a pessoa ignora que Deus diz: Odeio o divórcio. Se os desejos sexuais afloram e as oportunidades aparecem, o solteiro que deveria manter-se casto, justifica-se de diversas formas para praticar o que a Palavra orienta: não faça. A reflexão desta pessoa está em volta de si. Participa de uma comunidade religiosa, mas as leis são as suas, ou de seus iguais. O trabalho e a justiça estão na pessoa.

SANTO: O segundo coração considera a altura da proposta de Jesus e percebe não ser capaz de alcançá-la por si. Ainda assim, deseja muito ser vivo e santo. E ora: Santificado seja o nome do Senhor. Aqui as leis, a justiça, as regras e parâmetros são ensinadas pela Palavra. O Espírito Santo é o Ajudador. A reflexão desta pessoa está em Jesus. Precisa acreditar na Palavra. Esta Fé virá através de trabalho árduo: estudo da Palavra, oração, jejum e aplicação da Palavra no dia-dia. Ela irá ao Encontro de Jesus na Palavra, olhará para Ele fixamente, viverá por Ele e para Ele. Ele é o alvo, a Perfeição é o alvo. Não mais a pessoa e sim Jesus é a Referência (Romanos 8.29).

O texto de Filipenses declara Perfeição já alcançada (v.15). O mesmo texto declara estarmos a caminho para perfeição (v. 12, 13).

II Coríntios 13. 5 – Cristo está em você? Cristo está em mim? Se assim for, a Perfeição está garantida. Prossigamos. Já está maduro, adulto? Prossiga. Ainda não entende bem destas coisas? Prossiga? O padrão ontem era o seu? Que hoje o padrão seja o dEle.
A mulher pecadora (que sou eu) já viveu por padrões próprios. Hoje segue o padrão de Jesus. Caminha para perfeição, em Cristo Jesus, mesmo que ainda não tenha chegado lá, Jesus a chamou para isto. E chamou você também, vamos?!


Encerramos a ministração com o Louvor: Bem perto está, Jesus o Senhor, daqueles que o invocam em Verdade...

Telma A
22 de Maio de 2013

Texto produzido com base na mensagem ministrada em 10 de março de 2013 proferida por Telma Alencar da Igreja Batista das Américas da qual a autora é membro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário